Será a tecnologia 5G prejudicial?

img

Será a tecnologia 5G prejudicial?

5G, a próxima geração de tecnologia wireless para a atual geração de smartphones, e, com isso, vem uma preocupação com o risco de saúde desta nova e mais poderosa tecnologia.

A raiz de todas as preocupações sobre as redes de telémoveis é a radiação de radiofrequência (RFR). O RFR é qualquer coisa emitida no espectro eletromagnético, desde microondas a raios X, ondas de rádio, luz do monitor ou luz do sol.
Os cientistas dizem que o critério mais importante sobre se um determinado RFR é perigoso, é se ele cai na categoria de radiação ionizante ou não ionizante. Simplificando, qualquer radiação que não seja ionizante é muito fraca para romper as ligações químicas. Isso inclui ultravioleta, luz visível, infravermelho e tudo com uma frequência menor, como ondas de rádio. Tecnologias cotidianas como linhas de energia, rádio FM e Wi-Fi também se enquadram nessa faixa. Frequências acima de UV, como raios X e raios gama, são ionizantes. Dr. Steve Novella, professor assistente de neurologia em Yale e editor da Science-Based Medicine, comenta que

“Usar o termo radiação é enganoso porque as pessoas pensam em armas nucleares - elas pensam em radiação ionizante que absolutamente pode causar danos. Pode matar células. Isso pode causar mutações de DNA. ”Mas como a radiação não ionizante não causa danos no DNA ou no tecido, Novella diz que a maior preocupação sobre a RFR de celulares é equivocada. "Não há mecanismo conhecido para a maioria das formas de radiação não ionizante ter um efeito biológico"

Os cientistas continuarão a testar novas redes à medida que a tecnologia evolui, de modo a garantir que a tecnologia que usamos todos os dias permaneça segura. Recentemente, em fevereiro, o senador norte-americano Richard Blumenthal criticou a FCC e a FDA por pesquisas insuficientes sobre os riscos potenciais da 5G. Como mostra o estudo do NTP, a pesquisa sobre os riscos de radiação é difícil e muitas vezes inconclusiva, o que significa que pode levar muito tempo para fazer um progresso real.

Mas, por enquanto, tudo o que sabemos sobre as redes 5G diz-nos que não há motivo para alarmar. Afinal, existem muitas tecnologias que usamos todos os dias com um risco mensurável substancialmente maior.

Gostou do que leu?

Siga-nos nas redes socais para estar a par de mais noticias como esta